Quais são os Componentes dos Gases de Combustão?
Dióxido de Carbono (CO2) – Gerado no processo de combustão e presente em pequenas quantidades no ar atmosférico.
Oxigênio (O2) – O oxigênio é um componente de ar atmosférico, presente com 21%. Uma quantidade excessiva presente nos gases de combustão, indica queima com excesso de ar.
Monóxido de Carbono (CO) – O CO é um indicador de combustão incompleta, quanto maior dor sua presença nos gases da combustão, indicará anomalias e deficiências de queimadores.
Óxido de Nitrogênio (NOx) – O nitrogênio presente na composição dos combustíveis e do ar, combinam em altas temperaturas para formar o NO e quando este sofre uma oxidação, dá origem ao NO2 e uma cadeia de gases nitrosos, estes são componentes venenosos e causam danos à saúde e ao meio ambiente.
Dióxido de Enxofre (SO2) – Formado pelo enxofre presente nos óleos combustíveis e carvões, em combinação com o ar ambiente forma o ácido sulfúrico.
Termos frequentes
Temperatura dos Gases
Quanto maior for a temperatura dos gases na saída do processo, maiores serão as perdas de calor sensível pela chaminé.
​
Fuligem
Fuligem são partículas de carbono não queimado, oriundo da combustão incompleta.
Cinzas
As cinzas estão presentes na composição dos combustíveis sólidos e líquidos, formadas por materiais orgânicos e componentes minerais como alumínio, cobre, zinco, sílica, etc.
​
ASTM
A American Society for Testing and Materials é uma organização internacional de padrões que desenvolve e publica padrões técnicos de consenso voluntário para uma ampla gama de materiais, produtos, sistemas e serviços.
​
Atomização
A atomização é o resultado da quebra de gotículas de combustível diesel em partículas finas quando injetadas na câmara de combustão de um motor diesel.
​
BTU
BTU é a medida do conteúdo de energia térmica dos combustíveis diesel..
Cetano
O cetano é um hidrocarboneto líquido usado em combustíveis diesel para melhorar a ignição.
Nos Estados Unidos, 40 é um número mínimo de cetano.
Os OEMs esperam um número mínimo de 50 cetano e é isso que as expectativas tecnológicas são projetadas para utilizar para alcançar o máximo desempenho.
Melhorador de Cetano
O Melhorador de ignição Cetano (2-etil-hexil-nitrato) é adicionado para reduzir (encurtar) o atraso de ignição na câmara de combustível, o que resulta em uma melhora na potência do motor.
​
Índice de Cetano
O índice de cetano depende exclusivamente da qualidade do óleo diesel e não é afetado pela adição de aditivo melhorador de cetano. É um número calculado a partir dos testes de destilação do combustível e sua gravidade específica.
​
Cloud Point (CP)
O Cloud Point (abreviado em CP) é a temperatura do óleo diesel quando os cristais de cera começam a se formar e a aparência do óleo diesel começa a ficar turva.
​
Modificadores de corrosão
Os modificadores de corrosão (frequentemente chamados de inibidores de ferrugem e corrosão) evitam a corrosão e a erosão das superfícies metálicas que podem causar ou acelerar o desgaste e danos ao motor.
​
Petróleo bruto
O petróleo bruto é um líquido de petróleo fóssil orgânico que vem do solo, antes de ser refinado.
Detergente
Aditivos detergentes são usados como limpadores para remover depósitos de carbono e goma dos sistemas de injeção de combustível e mantê-los limpos.
​
Combustível diesel
Combustível Diesel é um material líquido contendo conteúdo adequado de BTU usado para combustão em um motor diesel.
​
Emissões
As emissões são hidrocarbonetos não queimados, partículas e outros compostos que são expelidos no ar como poluentes durante o processo de combustão. Os principais contaminantes de preocupação são: dióxido de carbono (CO2), óxidos de nitrogênio (NOx) e emissões de material particulado (PM).
​
Emulsificação
A emulsificação ocorre quando a água fica suspensa no óleo diesel.
​
Fumaça do motor
A fumaça excessiva do escapamento do motor é o resultado de uma combustão ineficiente e uma má queima de combustível.
​
Ponto de Fulgor
O ponto de fulgor do combustível é a temperatura na qual os vapores do combustível irão inflamar quando expostos a uma fonte de ignição.
​
Combustível
O combustível é usado para ignição para impulsionar um motor.
​
Estabilizadores de combustível
Os estabilizadores de combustível adiam a degradação natural de hidrocarbonetos dos combustíveis diesel durante o armazenamento a longo prazo.
​
Gasolina
A gasolina é um produto de petróleo líquido usado como fonte de combustível para ignição em motores normalmente menores (como motocicletas, motos aquáticas, automóveis, caminhonetes, etc. NÃO é compatível com motores projetados para funcionar com óleo diesel.
Assim, aditivos de combustível de qualidade para gasolina são diferentes daqueles formulados especialmente para óleo diesel e nunca devem ser usados de forma intercambiável.
Injetores
Os injetores de combustível são a parte do sistema de fornecimento de combustível que é usado para injetar o combustível sob alta pressão na câmara de combustão.
​
Lubricidade
Lubricidade é a capacidade dos combustíveis de reduzir o atrito nas peças móveis e minimizar o desgaste das bombas e injetores de combustível.
​
Emissões NOx
As emissões de óxido de nitrogênio (NOx) são formadas a partir da alta temperatura de combustão do óleo diesel e estão presentes no escapamento.
​
Conteúdo particulado
O teor de partículas é a quantidade de contaminantes inorgânicos presentes no óleo diesel.
Particulados
As partículas são sedimentos contaminantes de lodo de degradação de combustível, oxidação de metais e outras fontes.
Ponto de fluidez (PP)
O ponto de fluidez (comumente abreviado como PP) é a temperatura do combustível quando gelifica ou se torna sólido e não flui mais.
Refinaria
Uma refinaria é uma planta de processamento que recebe petróleo bruto e o processa ou “refina” em produtos úteis de álcool, gasolina, óleo diesel, querosene e outros compostos químicos.
Lodo
O lodo é um acúmulo de combustível degradado que obstruirá as bombas de combustível e os injetores de combustível.
​
Estabilizadores
Os estabilizadores adiam a degradação natural de hidrocarbonetos do combustível diesel durante o armazenamento a longo prazo.
​
Enxofre
O enxofre é um contaminante natural no combustível diesel que aumenta a corrosão e as emissões.
Viscosidade
A viscosidade é uma medida da espessura do combustível diesel. Um combustível de alta viscosidade é difícil de queimar e causa baixa pulverização do injetor. A baixa viscosidade pode causar vazamento e desgaste do injetor.
O que é óleo diesel?
O combustível diesel é uma parte específica que é refinada a partir do petróleo bruto.
O petróleo bruto é um líquido orgânico natural que é bombeado do solo.
O que significa PPM?
PPM é a abreviatura de PARTS PER MILLION . Na indústria de formulação de aditivos, representa a quantidade minúscula de componentes químicos incluídos em uma formulação.
A proporção de tratamento determina quanto 'espaço' está disponível em uma formulação para incluir PPMs de química ativa.